A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

ARP - Novidades

Novidades

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: file_get_contents(https://graph.facebook.com/retinaportugal/posts?access_token=414706555212168|SldS6qyVJuuyOMiDismrz256gBs): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request

Filename: novidades/index.php

Line Number: 163

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Invalid argument supplied for foreach()

Filename: novidades/index.php

Line Number: 168

7/9/2015

Ver Lisboa com outros olhos

Projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P.


Projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P.De 1 de junho a 30 de setembro a ARP está a realizar o projeto Ver Lisboa com outros olhos, com o apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação, IP. Esta iniciativa consiste no desenvolvimento de ações de sensibilização, informação e educação social, junto de agentes culturais, hoteleiros e turísticos de Lisboa, sobre acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Estamos a fazer a avaliação das condições de acessibilidade e comunicação de vários espaços icónicos da cidade, sugerindo alterações, nos casos deficitários e valorizando as boas práticas já existentes. No final, será feita uma avaliação da satisfação e conhecimentos adquiridos pelos participantes. Está a ser ultimada a elaboração e distribuição de um pequeno guia prático (brochura) de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Queremos contribuir para uma cidade de lisboa mais inclusiva e acessível, valorizando ainda mais, a sua singularidade e modernidade reconhecida por todos.



Logo INRLogoLogo ARP
1/9/2015

Comemorações da Semana Internacional a Retina e Dia Mundial da Visão 2015

A Associação de Retinopatia de Portugal vai assinalar, mais uma vez este ano, a Semana Internacional da Retina e o Dia Mundial da Visão, com um abrangente programa de iniciativas de índole educativo, científico e sociocultural. Pretendemos sensibilizar a sociedade para a importância da promoção da saúde visual, debater matérias relativas à deficiência visual, reabilitação e inclusão social, bem como promover a partilha de conhecimento, experiências profissionais e pessoais de muitos agentes individuais e institucionais, intimamente ligados à visão. Nestas comemorações, espaço privilegiado de encontro e partilha, destacamos a realização do I Encontro Nacional de Pessoas com Baixa Visão, onde pretendemos juntar 150 participantes vindos de todo o país, pertencentes a várias instituições, derrubando barreiras, alargando horizontes de olhos postos num futuro mais ativo e participativo.

Também destacamos a realização da II edição do Seminário "Visão de Futuro", no Porto e a II Conferência "Deficiência Visual e Reabilitação", em Lisboa, respetivamente a 2 e 8 de outubro.

Os programas destas iniciativas seguem discriminados abaixo.

Seminário Visão de Futuro â?? Intervenção multidisciplinar rumo à inclusão

Dia 2 de Outubro de 2015 â?? Espaço Atmosfera M (Porto)
Programa
14:00 â?? Abertura do Secretariado
14:15 â?? Sessão de abertura
14:30 - Painel I - Baixa Visão, identificação, impacto e adaptação
  • Retinopatias, comportamentos de risco, prevenção e boas práticas
  • Intervenção precoce e abordagem multidisciplinar
  • Impacto emocional da Baixa Visão nas crianças
15:45 â?? Pausa para café
16:00 - Painel II - Realização pessoal e inclusão
  • Desporto e cultura inclusivos
  • Adaptação e inclusão profissional
17:30 â?? Sessão de encerramento


II CONFER�NCIA - Deficiência Visual e Reabilitação Cidadania e Inclusão

Dia Mundial da Visão - 8 de outubro de 2015 Auditório ESTeSL/ESEL
Programa
09h00 â?? Abertura do Secretariado
09h30 â?? Sessão de abertura
10h00 â?? Painel I â??- Autonomia e Inclusão
  • Sistema de atribuição de produtos de apoio
  • Adaptação do posto escolar e profissional
  • Acessibilidade e autonomia
11h30 â?? Painel II â?? Deficiência Visual, abordagem multidisciplinar e participativa
  • Baixa Visão, comportamentos de risco, prevenção e boas práticas
  • Reabilitação Visual, um desafio multidisciplinar
13h00 â?? Almoço Livre
14h30 â?? Painel III â?? Cidadania social, inclusão ativa
  • Deficiência Visual e empregabilidade inclusiva
  • Envelhecimento ativo e Baixa Visão
  • Associativismo social, respostas e desafios
16h30 â?? Encerramento

I ENCONTRO NACIONAL DE PESSOAS COM BAIXA VISÃ?O 10 de Outubro de 2015 â?? INATEL Piódão Hotel

Programa
07h00 â?? Partida dos autocarros de Setúbal, Braga e Vila Real
Percursos dos autocarros:
Setúbal â?? Lisboa - Leiria - Piódão
Braga - Porto - Coimbra - Piódão
Vila Real â?? Lamego - Viseu - Piódão

11h00 â?? Chegada ao Piódão e visita da aldeia histórica
13h00 â?? Almoço convívio
15h00 â?? Palestra sobre saúde e deficiência visual, Workshop de ajudas técnicas e Atelier de Dança
17h00 â?? Lanche
18h00 â?? Encerramento da atividade e partida dos autocarros
Nota: Atividades com inscrição prévia, devido ao número limitado de participantes.

Custo da participação no encontro:
(inclui viagem, alimentação e atividades)
Adulto associado da ARP â?? 12 â?¬
Adulto não associado â?? 16 â?¬
Crianças â?? 8 â?¬.

Os nossos objetivos só poderão ser alcançados com a participação e empenho de todos os nossos associados, colaboradores e voluntários, assim como, o fundamental e inestimável apoio logístico e financeiro dos nossos parceiros institucionais que, confiando no nosso trabalho o potenciam, para podermos continuar a fazer mais e melhor.
Contamos com a vossa participação ativa, nestas comemorações que são de todos!

Para mais informações e inscrição contacte-nos através do 213660167/ 933660167 ou secretaria@retinaportugal.org.pt.

ARP, há 18 anos a trabalhar para si, de Olhos nos Olhos!



Logo INR
30/12/2014

De Olhos nos Olhos por uma sociedade melhor

Este foi um projecto que decorreu no último trimestre de 2014, com o intuito de promover a saúde da visão e a consciencialização para a inclusão social da pessoa com deficiência visual. Este projeto foi co-financiado pelo programa de financiamento a projetos 2014, do Instituto Nacional para a Reabilitação, IP. â?? em Lisboa



Logo INR
31/7/2014

Centro Ocupacional e Artístico Inclusivo

Tal como no ano anterior, em 2014, o Instituto Nacional para a Reabilitação - INR apoia financeiramente a implementação de alguns projetos da ARP.

O "Centro Ocupacional e Artístico Inclusivo" está a decorrer desde o inicio de Junho e terminará no final do mês de Agosto. Este centro é um novo serviço da ARP, disponibiliza aos nossos associados diversas actividades: a Dança, a Expressão Dramática e a Musica, tem como principais objectivos, o desenvolvimento de aptidões individuais e a integração social no âmbito da formação artística, destinado principalmente, a pessoas com patologia visual.

O "Centro Ocupacional e Artístico Inclusivo" é um Projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P.



Logo INR
26/7/2014

Uma Lisboa para Todos

Decorreram nos passados dias 21 de Junho, 12 de Julho e 26 de Julho, as três primeiras caminhadas referentes ao projeto Uma Lisboa para todos. Um projeto apoiado pela EMEL com o objetivo de identificar e reportar obstáculos na mobilidade de pessoas com deficiência visual na cidade de Lisboa, contribuindo para uma cidade mais inclusiva e acessível para todos.
A primeira caminhada decorreu entre a Praça Luis de Camões e a Sé Catedral, a segunda entre a Praça Marquês de Pombal e o Terreiro do Paço, e a terceira entre o Cais do Sodré e a Rocha do Conde d'Obidos, a qual foi seguida de uma visita guiada ao Museu Nacional de Arte Antiga. Após a visita houve ainda tempo para um almoço convívio para celebrar o 17o aniversário da ARP.
O nosso obrigado a todos os participantes e Parabéns ARP!



Logo EMEL
1/3/2014

Projeto Visão Activa

"Visão Activa" - Projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P.
Tal como no ano anterior, em 2014, o Instituto Nacional para a Reabilitação - INR apoia financeiramente a implementação de alguns projetos da ARP.
O projeto Visão Activa está a decorrer desde o inicio de Fevereiro e terminará no final do mês de Maio.
A visão é um dos sentidos basilares da estruturação pessoal e da organização social, pelo que a sua perda é muitas vezes precursora de isolamento e desinvestimento pessoal.
Tentando minimizar os impactos da deficiência visual, o projeto Visão Ativa tem como principais objetivos a reorganização e adaptação da vida e quotidiano da pessoa com deficiência visual, promovendo a manutenção ou incremento da sua qualidade de vida contribuindo, assim, para uma mais efetiva inserção social.



Logo INR
17/7/2013

Semana Internacional da Retina

A farmacêutica Kemin é o primeiro patrocinador a associar-se á ARP, no âmbito das comemorações da Semana Internacional da Retina que terão lugar de 23 a 28 de setembro de 2013. Obrigado por todos os anos contribuírem para o sucesso desta iniciativa.

Logo Kemin

16/7/2013

Campanha de Divulgação

A Davi desenvolveu uma campanha de promoção empresarial, junto de médicos oftalmologistas, de onde resultou a divulgação da nossa associação e um donativo financeiro que muito agradecemos.

16/7/2013

Programa de Financiamento a Projetos

Este ano, o INR (instituto Nacional para a Reabilitação) voltou a apoiar as iniciativas da nossa associação. Através do seu programa de financiamento de instituições contribuiu para as seguintes ações: "Educar para Um Novo Olhar" - Educação para a saúde visual(rastreios e ações de sensibilização) "Olhar o Futuro de Frente" - Projeto de apoio a formação e empregabilidade.



Logo INR
19/6/2013

Manjericos para a Solidariedade

A ARP também está em festa. Assinalamos os santos populares com os nossos manjericos personalizados. Vasos de barro pintados pelos nossos associados e voluntários. As bandeirinhas tem quadras alusivas a esta época festiva e á associação. Compre já o seu.

29/5/2013

Projeto Educar para Um Novo Olhar

A ARP está a desenvolver a iniciativa ?Educar para um Novo Olhar?, cofinanciada pelo INR (instituto Nacional para a Reabilitação). Este projeto tem como objetivos sensibilizar e educar para a saúde visual, desenvolvendo ações de informação e rastreios oftalmológicos destinados a crianças, idosos e seus cuidados.



Logo INR
6/12/2012

Reabilitação visual na Doença de Stargardt

Primeiro estudo científico efetuado pelo corpo clínico e técnico da Assoc. Retinopatia de Portugal, vai ser apresentado pela Dra. Marta Araújo, dia 6 de Dezembro, no 55o Congresso Português de Oftalmologia, da SPO, em Lisboa.

3/12/2012

A ARP reúne com vários agentes políticos

Nos últimos dois meses a ARP tem reunido com várias entidades políticas e institucionais, onde se destacam a Comissão Parlamentar da Saúde, o Sr. Director Geral da Saúde e os grupos parlamentares do PCP, BE e PEV. A estas entidades que responderam positivamente ao nosso pedido de audiência, podemos apresentar a nossa associação, os seus objectivos, projectos actuais e futuros. Ainda pudemos apresentar questões pertinentes que nos foram trazidas por alguns associados, relativas à Lei 90 / 2009 (Regime Especial de Aposentação e Invalidez), nomeadamente a criação de uma comissão técnica, prevista na lei, para a avaliar novas doenças a incluir no âmbito desta legislação, onde defendemos a presença das Doenças Degenerativas da Retina.