Técnica Responsável Ort. Nádia Fernandes



Baixa Visão

Podemos dizer que Baixa Visão é uma situação intermédia entre visão normal e cegueira, em que uma pessoa com a melhor correcção óptica convencional, ou após tratamento cirúrgico, apresenta dificuldades na realização de uma ou várias tarefas diárias, como escrita, leitura, deslocar-se na rua, ver televisão, cozinhar, entre outras.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), estabeleceu as seguintes medidas para definir quantitativamente o conceito de Baixa Visão: Acuidade Visual (AV) igual ou inferior a 3/10 e/ou Campo Visual (CV) inferior a 20º.

Em Portugal

Segundo o Programa Nacional para a Saúde da Visão, estudos realizados em Portugal permitem-nos estimar que cerca de 35.000 pessoas sofram de baixa de visão relacionada com doenças da retina e da coróide, nomeadamente de Degenerescência Macular ligada à Idade (DMLI), que afectará 5% das pessoas com mais de 55 anos e uma em cada 10 pessoas com mais de 65 anos.

Reconhecer os sintomas de Baixa Visão

Os sintomas de baixa visão variam de acordo com a doença causadora de perda visual. O National Eye Institute desenvolveu uma série de perguntas para ajudar as pessoas a perceberem se sofrem de baixa visão.

Mesmo com os seus óculos convencionais, tem dificuldade em:

Se respondeu “sim” a qualquer uma destas perguntas, então deve procurar o médico para efectuar um exame aos seus olhos. O oftalmologista pode diagnosticar e tratar algumas das doenças oculares que causam perda visual, bem como encaminhá-lo para o atendimento em baixa visão.

Viver com Baixa Visão

Baixa visão não tem de ser igual a “perda de autonomia”. Os indivíduos com deficiência visual podem ter uma vida plena e feliz tal como os normovisuais.

É importante conhecer as ajudas ópticas (lupas, telescópios), novas tecnologias assistivas (ampliadores electrónicos e softwares com voz) e outras estratégias (guias, filtros, contrastes, iluminação) que melhoram a qualidade de vida da pessoa com baixa visão. Muitas pessoas utilizam diferentes ajudas para melhorarem o seu desempenho em determinada tarefa.